Quantos painéis solares são necessários para uma residência?

Em Componentes do sistema solar por henrique

O Brasil é um país de vasta extensão territorial e com diferentes regiões climáticas. Alguns locais têm grande incidência de chuvas, outros já são mais áridos e possuem grandes variações nas temperaturas. Esses são apenas alguns fatores que influenciam diretamente na geração de energia elétrica por meio da energia solar!

Pensando nisso, separamos as principais variáveis que influenciam o cálculo de energia solar para te ajudar a descobrir quantos painéis solares são necessários para a sua casa!

Média de radiação solar local

As placas solares, ou módulos fotovoltaicos, que compõem o painel solar, produzem energia elétrica a partir da incidência da luz do sol.

Leia também

Portanto, quanto maior for a média de radiação solar no local de instalação, menor poderá ser a quantidade de placas necessárias para suprir o volume de energia que a residência ou empresa consome.

Potência do painel solar

Cada modelo de painel solar apresenta uma potência de geração de fábrica que varia de acordo com a sua composição e tecnologia.

A potência de uma placa solar determina a quantidade máxima de energia que ela consegue gerar em condições climáticas favoráveis.

Hoje, as instalações residenciais de energia solar costumam utilizar placas solares com potência a partir de 340Wp, mas existem módulos acima de 545Wp.

Você pode conferir a potência do módulo fotovoltaico na folha de dados e especificações do painel solar.

Tamanho e disponibilidade do local de instalação

O local de instalação da casa pode ser um fator limitador do total de painéis que poderão ser instalados. Isso porque é necessário que ele seja resistente para receber o equipamento, bem como tenha incidência de radiação solar naquele espaço por uma quantidade de horas úteis.

Consumo elétrico do imóvel

Normalmente, os painéis solares são projetados para suprir todo o consumo elétrico de uma residência ou empresa. Dessa forma, a quantidade final de placas será diretamente proporcional à essa demanda elétrica.

Enquanto casas podem ser atendidas por apenas algumas unidades de painéis solares, empresas e indústrias podem precisar de dezenas deles. Sob a mesma lógica, residências maiores apresentam consumo elétrico mais elevado do que casas menores.

Também é possível instalar um número menor de painéis solares para garantir apenas uma parte do consumo da residência, como no caso de quem instala energia solar para suprir unicamente o consumo de aparelhos de ar condicionado.

Assim, na hora de decidir o tamanho do seu sistema fotovoltaico, tenha em mente questões como o quanto você quer investir e o quanto você quer economizar.

Por fim, existem alguns fatores técnicos envolvidos na instalação do painel solar que impactam o seu rendimento, como a sua direção e inclinação.

No Brasil, a direção ideal dos painéis solares é voltada para o norte, e a inclinação deve ser a mesma da localidade onde ele é instalado.

Como calcular a geração de uma placa solar?

Agora que sabemos os fatores que influenciam a produção de energia de um painel solar, vamos entender como calcular a geração de uma placa solar.

Para isso, basta utilizar a equação vista na imagem abaixo.

Quantos painéis solares são necessários para uma residência?

Como calcular a geração de uma placa solar?

A potência, como vimos, é a capacidade máxima de geração do módulo, o tempo é a quantidade, em horas, de radiação solar útil para o funcionamento do painel solar e o rendimento é a proporção desse total de energia que o sistema consegue entregar.

Normalmente, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on-grid) apresentam uma perda energética de 20% em decorrência a fatores técnicos.

Assim, considerando uma placa solar de 340Wp, exposta a uma radiação solar útil diária de 7 horas e com as perdas de 20% do sistema, o cálculo seria o visto na imagem abaixo.

Quantos painéis solares são necessários para uma residência?

Como calcular a geração de uma placa solar?

O resultado, multiplicado por 30, mostra a geração de energia em 1 mês.

Após calcular a geração elétrica mensal da placa solar, fica muito fácil descobrir de quantas unidades você precisa para compor o painel solar que consiga atender à sua residência. Basta verificar a conta de luz, calcular a média anual do consumo do imóvel e dividir pela produção mensal da placa.

Dessa forma, para uma residência com um consumo mensal médio de 300kWh, temos um total aproximado de 7 painéis solares.

Quando você solicita o orçamento do seu projeto em uma empresa de energia solar, normalmente, ela apresenta as informações do seu sistema, incluindo a potência dos módulos e a potência-pico total do sistema, que nada mais é que a potência individual de cada placa multiplicada pela quantidade delas.

Ou seja, um sistema composto por 7 placas solares de 340Wp terá potência-pico de 2.380Wp ou 2,38kWp.

Vale salientar que o tamanho do sistema fotovoltaico é igual à potência do painel solar, e não a potência do inversor fotovoltaico. É muito comum ter um inversor solar de maior capacidade, de modo que você possa adicionar mais módulos ao painel no futuro. Portanto, não se deixe enganar pelo tamanho do inversor fotovoltaico.

Para não errar no dimensionamento do seu sistema de energia solar, o ideal é contratar os serviços de uma empresa especializada, dessa maneira, você garante um projeto eficiente e que atenda às suas expectativas!

Para entender sobre economia e eficiência energética, sugerimos que assista o vídeo abaixo!

Deixe um comentário abaixo com dúvidas ou sugestões para que possamos te responder!

Sobre o autor

Autor henrique

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário