Painel solar resiste à chuva de granizo?

Em Painel solar por henrique

O granizo é formado por meio da solidificação da água em condições bastante específicas. A formação do granizo necessita de temperaturas muito baixas e de intensa circulação do vento.

As temperaturas negativas e as correntes de ar contribuem diretamente para a solidificação da água presente nas nuvens, que, a partir da aquisição de um peso específico, precipita na superfície terrestre no formato de pequenos blocos de gelo.

O tamanho de um granizo pode variar de 0,5 a 5cm de diâmetro. Já o seu formato é tipicamente esférico com superfícies irregulares.

Leia também

A precipitação de granizo pode incorrer em grandes prejuízos para a população e as atividades humanas. Sua intensidade, bastante variável pela influência de aspectos geográficos, pode causar graves danos em comunidades inteiras.

Sem surpresas, como são instalados em grandes áreas descobertas ou no telhado das casas e empresas, os painéis solares também são suscetíveis a serem atingidos por granizo.

Pensando nisso, separamos esse guia para te explicar se o painel solar é de fato resistente a chuvas de granizo. Então, vamos lá pessoal!

Garantia de resistência a impactos mecânicos

O grau de resistência das placas solares disponíveis no mercado, nos dias de hoje, depende diretamente da qualidade do produto adquirido.

Existem, como em todos os segmentos, materiais de baixa qualidade, normalmente comercializados por empresas não certificadas por órgãos oficiais, que cobram abaixo do preço de mercado sem, no entanto, oferecer qualquer garantia de durabilidade.

Por outro lado, quem é atento e recorre a empresas especialistas em soluções de geração de energia limpa não se arrepende.

Existem no setor, atualmente, placas equipadas com embalagem estratificada, de vidro ou acrílico, que encapam os painéis de células fotovoltaicas de silício.

Essa composição é suficiente para proteger a placa, embora seja possível ampliar ainda mais o nível de proteção com alguns cuidados com a superfície dos painéis, como cobri-la com um tecido denso durante as chuvas.

Garantia de resistência a impactos mecânicos.

Painel solar resiste à chuva de granizo?

Capacidade para enfrentar chuvas de granizo

Os painéis solares vêm sendo testados por vários anos e para garantir sua performance, a International Electrotechnical Commission (IEC) criou as certificações IEC 61215, que se aplica para painéis solares cristalinos, e a IEC 61646, que se aplica a painéis solares de filmes finos.

Essas certificações garantem que os painéis solares cumpram os requisitos de combustibilidade, resistência ao vento e resistência mecânica à chuva de granizo.

A IEC estabeleceu testes de qualificação a fim de examinar todos os parâmetros responsáveis pela degradação dos módulos.

Para passar no teste de resistência à chuva de granizo, o painel solar deve resistir a um tiro de uma bola de gelo de 25mm de diâmetro com peso de 7,53g a velocidade de 23m/s.

Os painéis solares de boa qualidade são projetados para serem duráveis ​​e rigorosamente testados para resistir ao granizo. Eles são construídos para suportar as várias condições climáticas.

As empresas que atuam na fabricação de painéis solares utilizam um teste chamado “Solar Hail Impact ” ou “Solar Hail Test”, cujo objetivo é avaliar o efeito do impacto de pedras de granizo nos painéis, simulando tal condição climática com o uso de máquinas especialmente desenvolvidas para este fim.

O teste para verificar a resistência dos painéis nas chuvas de granizo funciona da seguinte forma:

O painel solar em teste é montado em um eixo vertical, posicionado em frente ao equipamento que realiza o teste

Na sequência, a máquina dispara pedras de granizo artificial em diferentes ângulos e velocidades na direção do painel

Por fim, especialistas avaliam os resultados do teste e o nível de resistência dos painéis

O nível de resistência das placas solares é, dessa forma, altíssimo, o que explica sua longa durabilidade, que pode chegar a até 40 anos, e sua baixa necessidade de manutenção.

Para continuar aprendendo sobre painéis solares, veja o vídeo abaixo e confira um estacionamento de carros completo com placa solar.

Caso tenha gostado desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo! Deixe abaixo nos comentários dúvidas ou sugestões e te responderemos.

Sobre o autor

Autor henrique

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário