Aprenda o que é um gerador de energia solar

Em Componentes do sistema solar por henrique

O gerador é um dos componentes mais importantes de um sistema solar. Pensando nisso, separamos um artigo completo sobre o gerador de energia solar. Então, vamos lá pessoal!

Um gerador de energia solar, também conhecido como gerador fotovoltaico, é um dispositivo que converte a energia do sol em energia elétrica para ser usada em sua casa ou empresa.

Existem as mais diversas aplicações para um gerador solar. A maioria das pessoas utilizam para gerar a própria energia elétrica nas suas casas e empresas, reduzindo ao máximo a conta de luz.

Leia também

O gerador solar também pode ser usado como um recurso de emergência ou como fonte de energia em áreas remotas onde não há acesso à rede elétrica.

O gerador usa a energia solar para produzir a energia térmica ou elétrica.

A radiação solar pode ser usada de duas formas, mas para que isso aconteça é preciso utilizar duas tecnologias diferentes: a solar térmica e solar fotovoltaica.

A energia térmica utiliza coletores que captam o calor da radiação do sol, por meio de sistemas de aquecimento solar, e depois transferem esse calor para a água de chuveiros, piscinas e outros encanamentos.

Na tecnologia fotovoltaica são usadas placas fotovoltaicas (módulos) que captam a radiação solar e a converte em energia, por meio de um inversor fotovoltaico.

Só depois dessa conversão é que a energia pode ser usada nas redes existentes nas casas e outros estabelecimentos que usam esse sistema.

Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de gerador de energia solar.

Tipos de geradores solares.

Gerador de energia solar.

Tipos de geradores solares

Há dois principais tipos de sistemas de geradores de energia solar: os autônomos (off-grid), também chamados de sistemas geradores isolados, e os sistemas geradores conectados à rede (on-grid).

O sistema conectado à rede é o que mais apresenta expansão, tanto no mundo quanto no Brasil. As razões para seu crescimento estão associadas a um menor custo, maior rentabilidade e mais segurança para a unidade consumidora.

Existem ainda os sistemas autônomos com e sem armazenamento, como também os sistemas híbridos, que mesclam os dois para funcionar.

Ainda que ambos utilizem o mesmo processo para produzir energia elétrica, há diferenças no consumo e no armazenamento da energia.

Depois da geração, a energia elétrica pode ser usada ou então guardada em algum local. Enquanto no sistema on-grid a energia não usada é jogada para a rede elétrica, no sistema off-grid ela é guardada em baterias.

Sistema conectado à rede

Nesse sistema ligado à rede elétrica de energia, os módulos fotovoltaicos captam a radiação solar, convertendo-a em energia elétrica de corrente contínua.

Ela é enviada ao inversor interativo para que seja transformada em corrente alternada.

Só depois dessa conversão é que a energia pode ser usada nas redes existentes nas casas e outros estabelecimentos que usam esse sistema.

Você pode pensar que o sistema não vale a pena, já que a energia solar produzida vai para a rede e você continua usando a energia da distribuidora para seu consumo.

Entretanto, vale a pena sim! Graças a Resolução Normativa Nº 482 de 2012, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabeleceu as regras para o segmento de geração distribuída de energia, os consumidores são compensados pela energia solar produzida que é enviada para a rede.

Isso quer dizer que por meio do sistema de créditos energéticos, o total da produção de energia pelo consumidor que é enviada para a rede retorna para seu consumo na mesma quantidade.

Cada watt (w) injetado na rede é convertido em um crédito, que pode ser descontado por um watt de energia da rede.

Com isso, o consumidor que opta pelo sistema fotovoltaico pode produzir a quantidade total de energia usada em sua casa, com o benefício de não precisar pagar nada à concessionária de energia.

Outra boa notícia é que graças a uma atualização da ANEEL, por meio da Resolução Normativa Nº 687, de 2015, surgiram novas modalidades de geração que permitiram a utilização dos créditos energéticos para abatimento do consumo de energia em outras propriedades, com a mesma titularidade.

Sistema autônomo ou isolado da rede (off-grid)

Quando a energia produzida não é usada nos sistemas fotovoltaicos autônomos, o excedente é armazenado em baterias.

Nesses sistemas, toda a energia usada é proveniente das baterias. A energia produzida pelos módulos fotovoltaicos é usada para carregar as baterias.

A necessidade das baterias para armazenar a energia gerada está relacionada ao fato de que a produção da energia solar não é constante.

Por isso, a injeção da produção energética nas baterias garante estabilidade para que a demanda pela energia seja atendida.

O controlador de carga, componente do sistema autônomo que gerencia o carregamento do banco de baterias, recebe a energia gerada pelo painel fotovoltaico.

A função do controlador é melhorar o carregamento para prevenir que aconteça uma sobrecarga das baterias, assim como detectar e enviar energia para aquelas que estão com menos carga.

Vale lembrar que a energia é armazenada nas baterias em corrente contínua. Somente no momento do consumo é que a energia é convertida para corrente alternada pelo inversor autônomo.

Por isso, a estimativa da quantidade de baterias que serão necessárias para armazenar a energia gerada é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de um projeto de energia solar fotovoltaica. Isso porque o correto dimensionamento pode prevenir tanto a falta como o excesso de baterias.

Gerador de energia solar híbrido (on-Grid com backup de baterias)

Uma que vez <TROCAR os sistemas ligados à rede funcionam junto a ela, caso haja falta de energia da distribuidora, o inversor interativo se auto desliga.

Essa é uma maneira de proteger os equipamentos e prevenir acidentes com os trabalhadores que atuam no reparo da fiação da rede.

Nesses casos, o gerador não irá produzir energia mesmo quando as condições climáticas são favoráveis, como um dia de muito sol. Ele só voltará a funcionar após a restauração da rede elétrica!

Assim, residências ou empresas que necessitam de uma oferta contínua de energia podem contar com os sistemas híbridos – ligados à rede elétrica e com um banco de baterias, que serve de backup caso ocorram falhas na oferta de energia.

Para continuar aprendendo, recomendamos que assista o vídeo abaixo!

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos. Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões que iremos te responder!

Sobre o autor

Autor henrique

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário