Preciso de um transformador em sistema solar?

Em Componentes do sistema solar por henrique

O funcionamento dos sistemas de energia solar fotovoltaicos é baseado na utilização de painéis solares.

Os painéis fotovoltaicos são capazes de captar a luz solar e gerar pelo efeito fotovoltaico, correntes elétricas contínuas, que são convertidas para correntes alternadas pelo inversor solar.

Dessa forma, a eletricidade está pronta para ser distribuída no local, gerar créditos de energia ou ser armazenada.

De forma geral, o sistema fotovoltaico funciona da seguinte forma: o painel solar gera a energia solar fotovoltaica, o inversor solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa, a energia solar é distribuída para sua casa ou empresa e usada por utensílios e equipamentos elétricos.

Leia também

O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos, no sistema on-grid, ou a energia gerada é armazenada em baterias, em sistemas autônomos, como nos sistemas off-grid e híbrido.

As principais vantagens de um sistema de energia solar são:

O que é transformador?

Os transformadores de tensão são dispositivos que aumentam ou diminuem determinado valor de tensão.

O transformador é constituído por um núcleo e por duas bobinas. O núcleo do transformador é feito de um material altamente imantável, e as bobinas são compostas por um número diferentes de espiras, isoladas eletricamente entre si, chamadas de primária e secundária.

A primária é a bobina que recebe a tensão da rede, e a secundária é a bobina em que sai a tensão transformada, ou seja, com um valor diferente.

Na imagem, é possível ver um exemplo de transformador trifásico.

Transformador em sistema solar.

Transformador de tensão trifásico.

Você deve estar se perguntando onde entram os transformadores em um sistema solar, não é?

A potência gerada no sistema fotovoltaico é enviada para um inversor que realiza a conversão da energia para os padrões da rede distribuidora, que se responsabiliza por alimentar a rede elétrica que chegará até o consumidor.

A grande questão é que a maioria dos inversores opera tensão em corrente alternada em 380V ou tensões maiores, por questões de custo de produção do equipamento.

Porém, curiosamente mais de 60% da população brasileira é atendida com tensão em 220V.

Grandes estados da federação em termos populacionais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná tem a sua tensão trifásica majoritariamente em 220V.

Com isso, se faz necessário o uso de um transformador para conversão da tensão de 380V para 220V. Alguns equipamentos exigem o uso do transformador isolador, com primário e secundário isolados galvanicamente.

Alguns dos estados que utilizam o equipamento, são:

Ao projetar um sistema de energia solar fotovoltaica, todo integrador deve se atentar às características da rede elétrica local e dos inversores, para prever ou não o uso do transformador, evitando assim surpresas na obra.

Quer aprender mais sobre transformadores? Recomendamos que assista o vídeo abaixo!

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e continue nos acompanhando, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor henrique

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário