Vantagens e desvantagens da energia solar

Em Economia de energia elétrica por henrique

Existem muitos mitos, histórias e incertezas sobre as vantagens e desvantagens de instalar um sistema solar. Pensando nisso, o Supra Solar separou um artigo completo sobre as vantagens e desvantagens da energia solar. Então, vamos lá pessoal!

Vantagens da energia solar

Conheça as vantagens da energia solar e saiba por que essa fonte de energia está em constante crescimento.

Redução da conta de energia elétrica

Com a energia solar, é possível reduzir a conta de energia em até 95%!

Leia também

O sistema fotovoltaico é um sistema de geração de energia elétrica, com isso, é possível reduzir o consumo da energia e o valor da conta de energia, já que não é preciso comprar a energia elétrica da concessionária.

Através do sistema de créditos, mesmo durante a noite enquanto o sistema está desligado, é possível usufruir da sua própria energia.

Isso ocorre porque a energia produzida em excesso vai diretamente para a rede, retornando em créditos, que podem ser usados na mesma unidade ou distribuídos em até 10 unidades diferentes, desde que pertençam ao mesmo CPF ou CNPJ.

É importante ressaltar que, em sistemas conectados à rede elétrica, a economia no valor da fatura de energia não chega a 100% porque é preciso pagar a taxa mínima de conexão à concessionária local.

Além da tarifa mínima de conexão, a concessionária cobra o ICMS da TUSD (tarifa de uso dos sistemas elétricos de distribuição) sobre a energia elétrica que retorna em forma de créditos.

A TUSD é um dos componentes do preço da energia elétrica, o segundo componente é a TE (tarifa de energia consumida), sobre a TE, não há cobrança de ICMS.

Redução dos impactos dos reajustes tarifários anuais

A tarifa de eletricidade é reajustada anualmente em todo o Brasil. Ao usar energia solar, o consumo da energia fornecida pela concessionária diminui significativamente, já que a maior parte do consumo é simultaneamente atendida pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico.

Como resultado, o impacto financeiro dos reajustes tarifários anuais também diminuirá significativamente. Pessoas com sistemas fotovoltaicos não são impactadas pelo aumento de preço, tendo em vista que não compram mais a energia da concessionária.

Aumento do valor imobiliário

O sistema de geração de energia solar não é uma despesa, é um investimento com retorno financeiro.

O valor do imóvel que possui sistema solar aumenta significativamente, pois, esse imóvel gera a própria energia, de modo que a pessoa que adquirir terá uma redução significativa da despesa com energia em comparação com outros edifícios no mercado.

Usabilidade e durabilidade alta

A maioria dos fornecedores de painéis solares oferecem uma garantia de performance de 25 anos para seus equipamentos. Além disso, no 25º ano, geralmente, o sistema ainda possui 80% de eficiência!

Baixo custo de manutenção

A manutenção do sistema de energia solar não é complexa. Sendo que o mais importante é manter o sistema limpo e, assim, o custo de manutenção é baixo.

Em caso de dúvida, você pode confiar em empresas especializadas na limpeza do sistema.

Fonte renovável de energia

A energia solar é uma fonte limpa e renovável, sendo esse um grande benefício do sistema fotovoltaico.

A energia solar pode ser aproveitada em todas as áreas do mundo e está disponível todos os dias, sendo considerada um recurso infinito.

A energia solar é tão intensa, que se fosse possível aproveitar toda a irradiação solar de um dia, seria possível abastecer o consumo mundial de energia elétrica por um ano inteiro.

Enquanto a irradiação solar é gratuita e abundante, os combustíveis fósseis estão acabando. Reduzir a nossa dependência desses recursos finitos e tirar proveito de uma fonte abundante, gratuita e limpa, irá contribuir para reduzir o preço de energia, bem como para minimizar as emissões de CO2, contribuindo para uma matriz energética mais confiável e sustentável.

Contribuição para a preservação do meio ambiente

O impacto ecológico da energia solar é um dos mais positivos, comparando com as outras fontes de energia disponíveis.

Apesar do processo produtivo dos módulos fotovoltaicos emitir gás carbônico, o impacto do uso da energia solar para o meio ambiente é extremamente positivo, especialmente considerando a vida útil de mais de 25 anos.

Uma vez instalado, o sistema fotovoltaico é capaz de produzir energia elétrica sem emitir gás carbônico, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Redução da perda de energia durante o transporte

As perdas durante o transporte e distribuição de energia aumentam com a distância entre o ponto de produção e o abastecimento.

Com a instalação de painéis fotovoltaicos, a distância entre o ponto de geração é reduzida drasticamente, aumentando a eficiência do sistema elétrico.

Produção de energia em tempos de demanda máxima

Os períodos de maior demanda energética concentram-se durante o dia e em menor proporção à noite. Em sistemas baseados na produção constante de energia por usinas regulares, o preço da energia aumenta drasticamente durante os períodos de pico de demanda.

Com a energia solar, por outro lado, a produção de energia atinge o seu máximo durante o período do dia em que a demanda é maior.

De fato, nos mercados de eletricidade com produção de energia solar em grande escala, o fornecimento adicional de energia durante os horários de pico pode reduzir os preços da eletricidade durante o meio-dia para níveis semelhantes aos do período noturno.

Modularidade do sistema

A facilidade e simplicidade de instalação significa que pode ser instalado em quase qualquer lugar, aproveitando espaços verticais e horizontais sem uso específico.

Enquanto no Brasil a instalação horizontal é o padrão, em alguns países, especialmente no hemisfério norte, a instalação dos painéis solares é na vertical.

Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de painel solar.

Vantagens e desvantagens da energia solar.

Painel solar fotovoltaico.

Este aspecto, juntamente com a modularidade e flexibilidade do sistema, facilita a instalação de projetos solares de pequena escala com a vantagem adicional de que a instalação pode ser expandida dependendo das necessidades a qualquer momento.

Porém, a vantagem mais interessante é a possibilidade de fornecer energia elétrica em locais remotos, onde o custo de instalação de linhas de distribuição elétrica é muito alto ou inviável.

Desvantagens da energia solar

Todo sistema de produção de energia possui desvantagens e com a energia solar não é diferente. Separamos abaixo os principais malefícios da energia solar!

Investimento inicial alto

Mesmo que a energia solar seja uma fonte de energia econômica e limpa, o investimento necessário para adquirir o sistema fotovoltaico ainda é considerado alto. Apesar disso, é um investimento que se paga entre 3 e 7 anos, dependendo do padrão de consumo.

Uma solução é o financiamento, que ajuda a mitigar o investimento inicial, uma vez que é possível negociar um financiamento em que a parcela do financiamento seja igual à fatura mensal de eletricidade.

Com isso, no final do mês, o valor pago ao financiamento substituirá o valor que seria pago com a fatura de energia. Após quitar o financiamento, não terá mais despesa com banco.

Dependência da rede elétrica e das concessionárias

Os painéis solares produzem eletricidade apenas durante o dia. Como não há sol durante a noite, não haverá produção de eletricidade nesse período e, portanto, durante a noite, a energia elétrica utilizada é gerada por outras fontes.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) introduziu o chamado sistema de medição líquida, que permite injetar o excesso de energia produzida na rede e receber créditos da concessionária para compensar o consumo quando o sistema solar está desligado ou com geração baixa.

Embora o consumo durante a noite possa ser compensado por créditos, o sistema conectado na rede (on-grid) não oferece independência da rede elétrica nacional, nem da concessionária de energia.

Além disso, por medidas de segurança, se a rede ficar sem energia elétrica, o sistema solar on-grid é obrigado a desligar, o que acontece automaticamente. Ou seja, se acabar a energia da rua, você também ficará sem energia, mesmo que tenha sol.

Dependência do clima

Embora a energia solar ainda possa ser coletada em dias nublados e chuvosos, a eficiência do sistema solar cai nesses períodos. Os painéis solares dependem da luz solar para coletar efetivamente a energia solar.

Portanto, alguns dias nublados e chuvosos podem ter um efeito perceptível no sistema de energia, além do fato que a energia solar não pode ser coletada durante a noite.

Apesar disso, como já foi dito anteriormente, o sistema de crédito da rede elétrica permite compensar dias nublados ou chuvosos.

Alto custo para o armazenamento de energia

Existe uma solução para ter independência da rede de energia elétrica, são sistemas de energia solar isolados (off- grid) ou híbridos (on-grid e off-grid juntos). Nesse caso, bancos de baterias são usados para armazenar o excesso de energia gerada durante o dia, podendo ser consumidos durante a noite e em momentos de menor geração.

Apesar da viabilidade comercial dos bancos de bateria estarem melhorando, essa solução ainda é cara, o que a torna, na maioria dos casos, financeiramente inviável.

Dificuldade de encontrar instaladores confiáveis

Encontrar instaladores de energia solar confiáveis, que oferecem uma solução completa, desde o planejamento do projeto até a instalação e homologação junto à concessionária local, pode levar tempo e ser um processo exaustivo.

Se você deseja aprender mais sobre essa fonte de energia renovável tão importante, assista o vídeo abaixo!

Não se esqueça de compartilhar esse artigo para levar informação a mais pessoas. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo e te responderemos!

Sobre o autor

Autor henrique

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário